segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Seniores: Sporting, 0 - Benfica, 1

ÁGUIAS VENCEM ETERNO RIVAL E CONQUISTAM TORNEIO DO GUADIANA

Torneio do Guadiana
1ª Jornada

Local do jogo
: Estádio Municipal de Vila Real de Santo António - Vila Real de Santo António

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)
Árbitros auxiliares: Pais António e Luís Ramos

SPORTING: Stojkovic, Pedro Silva (Abel, 70´), Tonel, Polga, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Vukcevic, 74´), Romagnoli (Yannick Djaló, 79´), Derlei e Liedson
Treinador: Paulo Bento

BENFICA: Quim, Luís Filipe, Luisão (Rui Costa, 58´), David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes, Nuno Assis (Miguelito, 83´), Bergessio e Mantorras (Fábio Coentrão, 71´)
Treinador: Fernando Santos

Ao intervalo: 0-0

Marcador: David Luiz (78´)

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Romagnoli (69´); Manuel Fernandes (69´) e Bergessio (90´)

O Benfica venceu o Torneio do Guadiana ao derrotar o Sporting por 1-0. Apesar de não ter realizado uma grande partida, os encarnados justificaram o triunfo conquistado à base de uma defesa sólida e um meio-campo muito combativo.
Neste jogo, ambas as equipas apresentaram-se com poucas experiências. O Sporting, com poucos jogadores lesionados, testou mesmo a estratégia que irá utilizar no jogo da Supertaça contra o FC Porto. Do outro lado, o Benfica condicionado pela ausência de Freddy Adu e pelas lesões de Cardozo, Nuno Gomes e Dí Maria iniciou a partida com um onze ainda pouco trabalhado.
Em relação ao jogo, este foi bastante equilibrado com as duas equipas a jogarem em 4-4-2. Como é lógico, os conjuntos encaixaram-se um no outro e raras foram as vezes que as equipas estiveram perto de marcar. Excepção feita a dois remates de Bergessio, sempre muito lutador, Stojkovic não teve muito trabalho. Do outro lado, destaque para Romagnoli que foi sempre o melhor dos leões.
No segundo tempo, o encontro decaiu de qualidade. O Sproting chegou a ser superior em alguns períodos do jogo mas sem criar grande perigo. Já depois de Bergessio ter obrigado o guardião sérvio do Sporting a brilhar chegou, aos 78 minutos, o golo do triunfo benfiquista. Na sequência de um livre apontado por Manuel Fernandes, pelo lado direito, David Luiz saltou mais alto que toda a concorrência cabeceando forte para o único golo do encontro. Refira-se que a bola ainda tabelou em Polga. Stojkovic não teve qualquer hipótese.
Até final, o Benfica soube gerir a reacção dos sportinguistas que, mais com o coração do que com a cabeça, tudo fizeram para chegar à igualdade. Vitória justa, a primeira da pré-época, mas o Benfica ainda pode e deve render mais.
Quanto aos jogadores, Quim revelou-se muito seguro; Luís Filipe esteve razoável no seu primeiro jogo a titular; Luisão e Léo cumpriram; David Luiz esteve em excelente plano revelando-se o patrão da defesa principalmente após a saída de Luisão; Manuel Fernandes foi "só" considerado o melhor jogador do torneio; Petit mostrou que já está a um nível aceitável embora ainda não esteja a 100%, Katsouranis não comprometeu tendo recuado, na segunda parte, para central; Nuno Assis mostrou, a espaços, o perfume do seu futebol; Bergessio foi o mais inconformado da equipa enquanto Mantorras quase não se viu. Do banco surgiram Rui Costa, Fábio Coentrão e Miguelito. O internacional sub-20 foi o jogador que mais deu nas vistas. Apesar de muito jovem, já demonstrou que é um excelente jogador que tem qualidade para, aos poucos, se ir impondo na equipa titular.
Este torneio acabou por ser perfeito para o Benfica, porque não só o venceu como também ganhou os prémios de melhor jogador - Manuel Fernandes - e da disciplina.

1 comentário:

30 disse...

De destacar neste Torneio do Guadiana três jogadores:

- Leo. Sempre disponível, é fabuloso sempre que sobe no flanco e oferece profunidade ao futebol da equipa. A cada dia que passa parece estar mais empenhado em ser campeão no Benfica. Um profissional exemplar, até pelos conhecidos acontecimentos recentes com a sua família, que não o demovem de um enorme espírito de sacrificio em prol da sua profissão.

- David Luiz. Convence a cada dia que passa. Grande, grande central. O seu poder de antecipação é fabuloso, mas cresceu muito a nível táctico e na capacidade com que sai a jogar. Desapareceu o pontapé para a frente, começou a ver-se um David Luiz inteligente, técnicista e com excelente poder de passe.

- Fábio Coentrão. Embora não tenha jogado tudo o que pode - necessita de libertar mais -, está a mostrar claramente ser um jogador de uma valia enorme. Se pessoalmente já lhe conhecia qualidades pelos jogos que vi o fazer no Rio Ave e também no Mundial sub-20, vejo hoje um Coentrão objectivo, muito capaz em termos técnicos e com uma vontade imensa de mostrar serviço. Se aprender com os senhores, vai chegar certamente a um nível altíssimo. Uma máquina!

E depois as variadas soluções que temos, e que necessariamente o treinador Fernando Santos terá de rentabilizar. Temos um ataque com Fábio Coentrão, Freddy Adu e Di Maria como jogadores livres e para os flancos, Nuno Gomes, Oscar Cardozo, Bergessio e Mantorras para jogar na posição 9, e um meio-campo fabuloso. É recuperar rapidamente o Nélson, o Nélson nos primeiros 6 meses de Benfica, e ficamos com uma equipa verdadeiramente de enorme qualidade.

Um abraço

André Sabino