ERROS INFANTIS CUSTARAM DERROTA AMARGA
Jogo comemorativo do centenário do Al-Ahly
Local do jogo: Estádio Internacional do Cairo, no Cairo - Egipto
Árbitro: Omar Fahiin
Árbitros auxiliares: Nasser Sadets e Ayman Dgish
AL-AHLY: Abdul Hamid, Ahmed (Ramy, 85´), Shady Mohamed (Adel, 45´), El-Nahhas (Wael, 45´), Hassam Ashour, Bougelbene (Ino, 45´), Hasan, Ahmedadel, Gilberto (Sedik, 45´), Aboutrika (Osama Hosny, 45´) e Flávio (Elwisny, 45´)
Treinador: Manuel José
BENFICA: Butt (Quim, 45´), Nélson, Luisão, David Luiz (Zoro, 45´), Léo (Miguelito, 71´), Petit (Yu Dabao, 83´), Katsouranis (Rui Costa, 45´), Manuel Fernandes, Nuno Assis (Manu, 71´), Bergessio (Fábio Coentrão, 45´) e Cardozo (Mantorras, 71´)
Treinador: Fernando Santos
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Shady Mohamed (5' de gp) e Osama Hosny (63´); Nuno Assis (53´)
Acção disciplinar: Cartões amarelos para Flávio (66´); Luisão (14´), Petit (32´), Zoro (68´) e Rui Costa (81´)
O Benfica sofreu a sua primeira derrota esta época ao perder, no Cairo, perante o Al-Ahly superiormente orientado por Manuel José. Duas desatenções defensivas deitaram tudo a perder numa partida muito desinspirada dos pupilos de Fernando Santos.
Ainda as equipas se estudavam no terreno quando Luisão, algo displicente, cometeu grande penalidade sobre o angolano Flávio. Chamado à conversão, Shady Mohamed inaugurou o marcador.
Os portugueses tentaram responder mas, no primeiro tempo, sentiram algumas dificuldades para fazer frente ao forte meio-campo dos egípcios. Jogando apenas com 3 defesas, o Al-Ahly tinha quase sempre superioridade no meio-campo, dificultando a vida aos avançados Bergessio e Cardozo que raramente incomodaram Abdul Hamid. No entanto, quando estes dois jogadores se conseguiram desenvencilhar da marcação contrária quase empataram a partida. Primeiro o argentino, num remate em arco, e depois o paraguaio num remate à meia-volta. Nas duas ocasiões o guardião egípcio defendeu com muita classe.
Ao intervalo, e sem ter feito muito por isso, o Al-Ahlly vencia por 1-0.
No segundo tempo, Rui Costa surgiu na equipa e o futebol do Benfica melhorou substancialmente. Após encostar o adversário ao seu último reduto, os "encarnados" - ontem a jogar novamente de cor-de-rosa - chegaram à igualdade através de Nuno Assis. Na sequência de um cruzamento de Rui Costa, o regressado jogador atirou de primeira, não dando qualquer hipótese a Abdul Hamid.
Pareciam estar reunidas todas as condições para o Benfica dar a volta ao marcador quando, aos 63 minutos, Nélson "assistiu primorosamente" Osama Hosny que, perante Quim, não teve dificuldade em colocar o Al-Ahly de novo em vantagem. Erro clamoroso de Nélson, mais uma vez em destaque pela negativa.
Este golo deu novo ânimo aos egípcios que não mais consentiram veleidades ao Benfica. Não sendo desculpa, a temperatura e humidade elevada acrescentado do cansaço da viagem também não ajudaram nada à recuperação dos portugueses.
O Benfica, a espaços, mostrou bom futebol mas não pode continuar a cometer erros defensivos sucessivos. Nesta partida, destacaram-se Nuno Assis - voltou em boa forma e em boa hora - e Rui Costa. Pela negativa, registe-se as exibições de Luisão e Nélson. O lateral voltou a desperdiçar uma oportunidade concedida e é sério candidato ao banco de suplentes.
2 comentários:
Não querendo plagear o Fernando Santos, mas este jogo no Cairo, até já parecia um pesadelo horrível.
Para já constacto duas coisas:
1º Embora sabendo que o Simão teve mesmo de ser vendido, pois foi bom negócio e ficar com o Simão contrariado tb não era solução, já deu para ver a falta que ele virá a fazer. E aviso já que não será fácil substituí-lo, apesar dos cracks que se anunciam. Logo veremos.
2º E isto é que me preocupa, vi outra vez o Benfica, como na época passada, ainda sem grandes mecanismos, jogadores um pouco à toa dentro de campo e bastante amorfos. E que raio, a pré-época já começou há algum tempo.
Essa é a minha grande dúvida, para esta época. Como será o desempenho de Fernando Santos? Oxalá tudo corra bem.
Petit, Katsouranis e Manuel Fernandes formam 75% de um losango muito interessante. O que falta na minha opinião é o topo do losango, ou seja o Nº10. Rui Costa não tem pernas para 90 minutos e Nuno Assis não é jogador para organizar o jogo de uma equipa de topo ao longo de uma época inteira.
Nenhum dos defesas no Benfica me impressiona muito. Na frente gosto do Cardozo e do Dabao. Na baliza o Quim parece ser o mais completo e mais fiável, mas sempre que podem os dirigentes tentam trazer algo melhor, é um mal amado.
O Fernando Santos é bom treinador, não tem é o carisma para aglutinar a massa associativa à sua volta nos momentos maus.
Seria interessante o Freddy Adu ir competir pelos juniores esta época. O Yannick Pupo ficou uma época nos juniores e o Anderson fez o mesmo no Porto. Ainda é jovem e seria uma "especiaria" extra para dar sabor ao campeonato de juniores.
Romeu e Miguel Victor têm que regressar aos juniores, não podem ficar a "secar" nos seniores, precisam de jogar. Sou completamente contra empréstimos de Sub-19 a outros clubes, bem se viu o beneficio que isso trouxe ao Pereirinha ou ao Paim. Ou apostam neles a sério ou deixem-nos ficar no seu escalão.
André Figueiredo
Enviar um comentário