domingo, 22 de julho de 2007

Seniores: Cluj, 2 - Benfica, 2

TESTE POSITIVO NO PRIMEIRO JOGO A DOER

Jogo comemorativo do centenário do Cluj

Local do jogo: Estádio Dr Constantin Radulescu, em Cluj - Roménia

Árbitro: Sorin Corpodean (Roménia)

CLUJ: Stanciou, Tony (Amoreirinha, 80´), Cadú (Muresan, 60´), Sandberg (Sousa, 67´), Tanin (Freddy, 80´), Dani (Surdu, 76´), André Leão (Munteauan, 45´), Semedo (Marginean, 76´), Didi (Pedro Oliveira, 76´),Trica (Pulio, 63´) e Fabbiani (Anca, 72´)
Suplentes não utilizados: Turcas, Manuel José e Deac
Treinador: Ioan Andone

BENFICA: Quim (Butt, 45´), Zoro (Sretenovic, 45´), Luisão, David Luiz, Miguelito (Miguel Vítor, 87´), Manuel Fernandes (Yu Dabao, 83´), Katsouranis (Romeu Ribeiro, 64´), Rui Costa, Bergessio (Manu, 63´), Simão (Fábio Coentrão, 45´) e Cardozo (Mantorras, 77´)
Treinador: Fernando Santos

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Dani (49') e Semedo (70´); Rui Costa (55´) e Cardozo (67´)

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Dani (35´)

O Benfica efectuou na Roménia o seu primeiro grande teste da pré-temporada. Apesar do empate, a exibição da equipa foi positiva com o paraguaio Cardozo em plano de destaque.
Pela frente, o Benfica encontrou o Cluj, uma equipa romena que vai marcar presença na Taça UEFA, recheada de jogadores portugueses. No jogo do seu centenário e perante o seu público, os romenos entraram motivados pela ilustre presença do Benfica em jogo tão importante.
Os encarnados, que ontem estrearam o equipamento cor-de-rosa, começaram o jogo com Quim na baliza, Zoro na direita, Miguelito na esquerda e David Luiz e Luisão no eixo da defesa. Katsouranis, Manuel Fernandes, Rui Costa e Simão actuaram a meio-campo, com Bergessio e Cardozo a serem os homens mais avançados da equipa. Quim esteve em bom nível, evitando o golo a Semedo quando este se encontrava isolado. Os centrais também estiveram seguros, o mesmo já não se podendo dizer dos laterais. Zoro revelou que a lateral será sempre uma solução de recurso e Miguelito mostrou não estar ao mesmo nível de Léo. Duas posições a rever no futuro. Manuel Fernandes e Rui Costa, a meio-campo, assumiram as despesas do futebol benfiquista levando a equipa a produzir alguns bons momentos. Depois de um início menos bom, no qual o Benfica passou por algumas dificuldades, os dois internacionais portugueses revelaram-se os mais esclarecidos jogadores benfiquistas. Katsouranis, algo lento, e Simão, sempre melhor nas alas que a número 10, demonstraram que ainda não estão ao seu melhor nível. A maior incógnita deste novo Benfica residia no ataque. Com a contratação de Bergessio e Cardozo, os benfiquistas estavam ansiosos por verem os dois novos jogadores em acção. Pois bem, o argentino esteve aquém das expectativas embora tenha mostrado um ou outro bom pormenor. O mesmo já não se pode dizer do paraguaio. Confirmou nesta partida as boas indicações que os adeptos da Luz já tinham dele. Excelente pé esquerdo, remate fortíssimo e, acima de tudo, muito inteligente a jogar entre os centrais contrários. Além do fantástico golo que apontou, ficou na retina o magnífico passe de calcanhar para Zoro que deixou o costa-marfinense em excelente posição para criar perigo. Ao intervalo, o nulo aceitava-se embora o Benfica tivesse sido melhor no cômputo geral da partida.
No segundo tempo, Fernando Santos efectuou três alterações. Butt rendeu Quim e esteve muito infeliz. Ainda não tinha tocado na bola e já tinha sofrido um golo. Este golo pareceu perturbar o alemão que, no lance do segundo tento romeno, não ficou isento de erros. Sretenovic rendeu Zoro e também não mostrou ser uma opção consistente para o lado direito da defesa. Algumas limitações técnicas do sérvio demonstraram que o jogador proveniente do RAD Belgrado renderá mais e melhor no eixo da defesa. Fábio Coentrão, que entrou para o lugar de Simão, não esteve mal de todo embora se note que prende em demasia a bola. De qualquer das formas, é um jovem com 19 anos que tem um pé esquerdo muito bom e que poderá vir a ser muito útil, no futuro, ao Benfica.
A meio do segundo tempo entraram Manu e Romeu Ribeiro. O primeiro, que rendeu Bergessio, esteve no lance do segundo golo enquanto o ainda júnior Romeu Ribeiro susbtituiu, sem qualquer problema, Katsouranis revelando muita classe e maturidade para um jogador que ainda só tem 18 anos.
Mantorras, Yu Dabao e Miguel Vítor entraram numa fase calma do jogo, não tendo tempo para mostrar o seu futebol.
Em suma, foi um bom teste para o Benfica, perante um bom adversário, com Rui Costa - fabuloso golo a lembrar o tento à Inglaterra no Euro 2004 -, Manuel Fernandes e Cardozo a revelarem-se os melhores em campo. Este novo Benfica parece reunir todas as condições para realizar uma excelente época.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para já falta o tal defesa direito.
Que venha e que seja bom. Só o Nelson para o lado direito era insuficiente.
Mais, para já, não contratava ainda ninguém para o meio campo. Via o evoluir da equipe e em Dezembro logo se via se era mesmo necessário mais um médio, e que tipo de médio.

Parece-me que Fernando Santos tem à partida um belíssimo plantel, escolhido por ele, e terá obrigação de fazer mais e melhor este ano. Apesar da forte concorrência que adivinho neste campeonato.

wednesday disse...

Espero que sim, espero que sim... Não pude ver a 2ª parte, mas pelos vistos perdi o melhor, pois até houve mais novidades em campo. De qualquer maneira continuo preocupada com a lateral direita e o Luisão com o David Luiz ainda não me pareceu uma dupla muito sólida. Agora relativamente ao ataque, vamos ver se estamos mais fortes, ainda tenho algumas dúvidas. Quanto ao "Manelito" (Fernandes), bem vindo de volta!

Player disse...

Obrigado pelos comentários! Vocês os dois são os mais fieís leitores deste blog!

Becas, concordo contigo em tudo. De facto, precisamos de um lateral-direito. Nélson já deu mostras que não se pode confiar nele.

Wednesday, faltou dizer que o Manuel Fernandes, apesar de estar muito melhor jogador, está igualmente muito mais vedeta... Isto é, além do look arrojado, ninguém pode tocar no menino que ele fica logo amuadinho... Vamos ver como a situação evolui!

Bjs e abraços

30 disse...

Grande texto.

Gostei bastante do Oscar Cardozo, mostrou aquilo que se espera dele: letal na hora de se aproximar da zona de finalização, pé esquerdo delicioso e muito forte nos seus processos ofensivos. Gostei muito. Rui Costa, o maestro continua em grande forma e está a demonstrar que será uma opção bastante válida ao longo de toda a temporada. Sob a batuta do maestro, a música é outra!

O Manuel Fernandes está a dar continuidade à sua grande evolução em Inglaterra, está muito mais maduro, muito mais inteligente em termos tácticos e denotou uma enorme evolução a nível físico, que aliada à grande técnica que possuí fará dele um grande médio do SLB.

Todos esperamos que este seja o ano do Benfica, temos excelentes perspectivas.

Força!

Um abraço