quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Derlei e David Luiz: Boas contratações?

Depois das transferências de Alcides, Diego Souza, Kikin Fonseca e Ricardo Rocha, o Benfica estava obrigado a ir ao mercado para equilibrar o plantel. Com a saída de dois centrais e um avançado, Fernando Santos havia ficado apenas com Luisão e Anderson no centro da defesa e com Nuno Gomes e os limitados Miccoli e Mantorras como opções atacantes. Manifestamente pouco para um clube que se encontra a lutar pela vitória em 3 frentes: Campeonato, Taça de Portugal e Taça UEFA. Para colmatar as saídas dos atletas nomeados, o Benfica contratou o veterano Derlei (31 anos) e o jovem David Luiz (19 anos). Terão sido boas opções? É complicado ajuizar neste momento. Comecemos por Derlei. Confesso que, de início, não achei boa ideia. Os nomes de Drulovic e Zahovic vieram-me logo à baila, jogadores de inegável categoria mas que vieram "literalmente" terminar a carreira no Benfica. Porém, e depois de medir os prós e contras, dei por mim a pensar se não terá sido mesmo uma boa opção. Senão vejamos: o jogador vem por empréstimo. Isso implica que o Benfica só avançará para a contratação caso o "Ninja" dê provas que o justifiquem. Não teremos assim novo Laurent Robert - ainda hoje estou para saber os contornos desse negócio - que veio rotulado de craque mas que, ao fim de seis meses, era a maior dor de cabeça das dispensas, não só porque tinha um contrato por mais 3 épocas, mas também porque auferia um salário elevadíssimo. Além do mais, Derlei não jogou ainda nas competições europeias, o que faz com que possa ser utilizado na Taça UEFA. Para já, o ex-jogador do FC Porto não começou nada bem: entrou muito mal no jogo com o Boavista e já lhe foi instaurado um processo sumaríssimo que, a meu ver, lhe vão custar 2 jogos na bancada. No entanto, devemos dar o benefício da dúvida a esta contratação. Atendendo às circunstâncias, dá-me ideia que foi o melhor negócio possível. Em relação a David Luiz, coloco as mais sérias reservas a esta contratação. Apesar de algumas opiniões favoráveis de treinadores credíveis como Ricardo Gomes - lembrei-me logo de Eriksson a afirmar que Pesaresi era uma excelente contratação para o Benfica... - acho que o jogador não deu qualquer prova que justificasse a sua contratação. Com Luisão à beira da suspensão - tem 4 cartões amarelos tal como Simão - restam ao Benfica Anderson e... David Luiz. O jogador proveniente do Vitória da Bahia poderá ter uma estreia para a qual ainda não está preparado e terá, nesse jogo, que fazer esquecer Luisão. Caso isso não aconteça, os seus dias na Luz não serão, com certeza, fáceis. Na minha opinião, era mais seguro para o Benfica ter feito regressar um dos centrais que tem emprestado ao E. Amadora: José Fonte ou Amoreirinha. Nestas coisas, apenas o tempo dirá se estas opções foram as melhores decisões. Aí será fácil ajuizar. Contratar é que é mais difícil. Vamos aguardar...

3 comentários:

Lampião do Norte disse...

Realmente só o tempo nos dirá se são ou não boas apostas. Devo dizer que a fazer fé no que li, o jovem David Luiz parece prometer muito, mas a ver vamos.

Também tenho a mesma opinião acerca do Fonte e do Amoreirinha, mas não tenho a certeza se seria possível neste momento interromper o contrato de empréstimo.

Obrigado pela visita ao meu blog e pelas palavras de encorajamento.
Merece igual elogio este espaço, com muita qualidade e com informação muito útil para quem não pode acompanhar mais de perto os escalões de formação do nosso Glorioso clube.

É com prazer que irei adicionar um link no meu blog.

Abraços!

wednesday disse...

Paulo, excelente "brainstorming" sobre este tema do mercado de Inverno. Não conseguiria dizer nem metade do que tu disseste.

No Benfica estou sempre de pé atrás no que respeita a contratações, pois já estamos muito habituados a fiascos ou jogadores em fim de carreira ou jogadores que dizem e acontecem, mas no Benfica nem se dá pela presença deles. Vamos ver...
Não gostei nada da notícia do sumaríssimo ao Derlei, assim que jogou dá logo este problema. Mas concordo com estas punições (as multas deviam ser mais altas, 1000euros são peanuts para eles). Já agora que aproveite os jogos que tem de fazer na bancada, para se pôr em forma, porque no jogo contra o Boavista ainda não se viu nada!

Anónimo disse...

O David Luiz é grande jogador.
Logo verás.
O Amoreirinha não interessa.
Tb acho que o Fonte devia ter regressado.
Assim, Luisão, David, Anderson e Fonte seriam os 4 centrais do plantel do Bf, nº correcto de centrais para um plantel.