sábado, 9 de junho de 2007

JUNIORES: Benfica, 1 - Sporting, 1

FEZ-SE JUSTIÇA AO CAIR DO PANO

Nacional de Juniores
Fase Final
4ª Jornada

Local do jogo: Estádio do Sport Lisboa e Benfica (relvado) - Lisboa

Árbitro: António Taia (Setúbal)
Árbitros auxiliares: Rodrigo Pereira e João Marques

BENFICA: Daniel Casaleiro, André Magalhães, Nuno Ferreira, Miguel Vítor (cap.), Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Sami (Beto, 90´+2), João Ferreira (Patafta, 56´), Yu Dabao, André Carvalhas e Miguel Rosa (Carlos Correia, 75´)
Suplentes não utilizados: João Ribeiro, André Casaca, Flávio Silva e Bruno Parreira
Treinador: Bruno Lage

SPORTING: Rui Patrício, João Gonçalves, Daniel Carriço (cap.), Marco Lança, Tiago Pinto, João Martins, Marco Matias, André Pires, Ricardo Nogueira, Adrien Silva e Alison Almeida
Suplentes não utilizados: Tiago Jorge, Bruno Matias, Sebastião Nogueira e André Cacito
Treinador: José Lima

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Sami (90´) e Nuno Ferreira (42´ na pb)

Acção disciplinar: Cartões amarelos para Romeu Ribeiro (51´), Miguel Vítor (74´) e Nuno Ferreira (80´ e 90´+5); João Gonçalves (81´), Vivaldo Arrais (86´) e Marco Matias (90´+1). Cartão vermelho para Nuno Ferreira (90´+5)

Benfica e Sporting marcaram passo na luta pelo título ao empatarem 1-1 num jogo realizado no mítico Estádio da Luz. A actuar pela primeira vez no maior palco do futebol português, ambas as equipas acusaram o ambiente vivido em redor deste jogo. Com 13 mil pessoas nas bancadas, os jogadores das duas equipas entraram algo nervosos na partida, falhando muitos passes e perdendo sistematicamente a bola.
Aos poucos, o Sporting foi-se superiorizando e, aos 13 minutos, João Martins criou a primeira oportunidade do desafio. Na transformação de um livre, o médio leonino obrigou Daniel Casaleiro a defesa atenta. O Benfica tentou responder e, aos 26 minutos, Yu Dabao deu um ar da sua graça. Mesmo muito marcado pela defesa leonina, o chinês tentou a sua sorte num remate que ainda embateu num contrário, com a trajectória da bola a quase trair o guardião Rui Patrício que, no entanto, correspondeu com uma defesa segura.
Apesar do Sporting controlar o rumo dos acontecimentos foi o Benfica quem mais próximo esteve de marcar. Estavam decorridos 37 minutos quando Yu Dabao isolou, com um passe magistral, Miguel Rosa que, isolado perante Rui Patrício, não conseguiu bater o guarda-redes internacional português.
Após este falhanço clamoroso, o Benfica seria duplamente castigado com o golo do Sporting. Excelente iniciativa de Tiago Pinto pelo flanco esquerdo, a cruzar ao segundo poste onde surgiu Ricardo Nogueira a cabecear. A bola embateu no azarado Nuno Ferreira traindo Daniel Casaleiro. O Sporting colocava-se em vantagem, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, o Benfica foi claramente melhor e, logo aos 49 minutos, Sami esteve próximo de igualar. Todavia, o guineense não soube dar o melhor seguimento a uma boa assistência de João Ferreira.
Seis minutos depois, Alison Almeida podia ter colocado um ponto final da partida, mas o remate de calcanhar saiu ao poste. Contudo, era o Benfica quem estava na mó de cima e talvez por isso o árbitro António Taia entrou em acção. Além de permitir que os jogadores leoninos usassem e abusassem do anti-jogo, o que levou o encontro a estar interrompido dezenas de vezes, o juiz setubalense não viu uma clara grande penalidade cometida por João Martins que jogou a bola com a mão dentro da sua grande área.
Porém, aos 90 minutos, repôs-se justiça no marcador. Na sequência de um cruzamento de Carlos Correia, que havia entrado para o lugar de Miguel Rosa, Miguel Vítor cabeceou fortíssimo para defesa imcompleta de Rui Patrício, surgindo Sami na recarga a atirar para o fundo das redes.
Sabendo que o FC Porto vencia no campo do Boavista, o Sporting deixou de fazer teatro e voltou a jogar futebol. O desespero era agora tanto que até Rui Patrício foi à area benfiquista tentar a sua sorte. Num desses lances, o Benfica recuperou a bola e, como é óbvio, tentou tirar partido da ausência do guarda-redes adversário. Nuno Ferreira, ao ganhar a bola no meio-campo, e não se apercebendo que o árbitro já havia interrompido o jogo, pontapeou-a na direcção da baliza contrária. António Taia, bastante permissivo com o anti-jogo leonino, foi neste lance bem mais rigoroso mostrando o segundo amarelo ao central benfiquista, o que o vai impedir de jogar no importante jogo no Olival.
O empate acaba por ser o resultado mais justo numa partida manchada pela desastrosa actuação do árbitro que prejudicou claramente o Benfica.


Resultados

BENFICA, 1 - Sporting, 1
Boavista, 0 - FC Porto, 1


Classificação

1 - FC Porto 9P (8-2)
2 - BENFICA 7P (3-2)
3 - Sporting 5P (3-4)
4 - Boavista 1P (2-8)


Próxima jornada (10/06/07)

FC Porto - BENFICA 17h, no Centro de Estágio do Olival
Sporting - Boavista

2 comentários:

wednesday disse...

Cá está a crónica desse jogo que conseguiu chegar aos telejornais e às primeiras páginas. Também é preciso saber o que se passa nas camadas mais jovens e noutras modalidades.

Gostei mesmo de ir ver este jogo à Luz, gostei dos preços, gostei de ver um jogo à tarde, de ver famílias, de ver crianças, de ver adeptos de ambas as equipas misturados. Espero que continuem a haver mais iniciativas destas.

Quanto ao jogo, umas vez que não conheço muitos dos jogadores, deu para dar uma vista de olhos. O Benfica entrou pior, mas penso que também ajudou o nervoso e a diferença entre quipas no que respeita a idades. De qualquer forma acho que o 1-1 no final foi justo.

Na TV vi que o autor do golo vermelhusco foi o Dabao...

Pena que fiquei na bancada sapo e só te vi ao longe, mas gostei. :)

A ver se se combina o cafézito.

Player disse...

Olá Susana

Foi pena este jogo ter sido muito fraco, principalmente pelo anti-jogo que o Sporting fez no segundo tempo. Quem foi ver, pela primeira vez, um jogo de camdas jovens deve ter ficado bem decepcionado. Garanto-te que os jogos costumam ser bem melhores. Em relação aos nossos jogadores, penso que acusaram um pouco o ambiente, pois já os vi fazer bem melhor do que aquilo que produziram. Entretanto, perdemos no Porto e eles foram campeões. De qualquer das formas, fizémos um bom campeonato e para o ano, com a equipa mais madura, acho que temos tudo para ser campeões!

Bjs e obrigado por teres ido ver o jogo!