terça-feira, 12 de junho de 2007

JUNIORES: FC Porto, 1 - Benfica, 0

TIAGO SILVA DEITOU POR TERRA ASPIRAÇÕES ENCARNADAS

Nacional de Juniores
Fase Final
5ª Jornada

Local do jogo: Campo nº 1 do Centro de Treinos e Formação Desportiva (relvado) - Olival

Árbitro: António Resende (Aveiro)
Árbitros auxiliares: José Carlos Santos e Tiago Leandro

FC PORTO: Hugo Ventura, Tiago Moreira, André Pinto, Bura, Hugo, Edson, Fredson (Tiago Silva, 73´), Castro, Ukra (Monteiro, 83´), Rui Pedro e Candeias (Roberto, 90´+3)
Suplentes não utilizados: Leonardo, Graça, André Santos e Fábio
Treinador: Ilídio Vale

BENFICA: Daniel Casaleiro, André Casaca, Flávio Silva, Nuno Ferreira, Ruben Lima, Romeu Ribeiro (Bruno Parreira, 83´), Sami (Carlos Correia, 73´), Miguel Rosa (João Ferreira, 66´), Yu Dabao, André Carvalhas e Kaz Patafta
Suplentes não utilizados: João Ribeiro, André Magalhães, Beto e Danilson
Treinador: Bruno Lage

Ao intervalo: 1-0

Marcador: Tiago Silva (80´)

Acção disciplinar: Cartões amarelos para Tiago Moreira (45´), Hugo (48´), Tiago Silva (80´ e 81´); Miguel Vítor (24´), Romeu Ribeiro (44´), João Ribeiro (86´) e Bruno Parreira (90´+3)

FC Porto e Benfica, separados por dois escassos pontos, defrontavam-se numa partida decisiva para o desfecho do campeonato. Perante mais de 5000 pessoas e com Pinto da Costa na bancada, os nortenhos assumiram as despesas do encontro. Por seu turno, o Benfica apresentou-se expectante, procurando defender bem e tentando surpreender o adversário em contra-ataque.
Os primeiros minutos foram bastante equilibrados com os dois conjuntos perfeitamente encaixados um no outro. Os azuis e brancos controlaram sempre o rumo dos acontecimentos mas sentiram sempre muitas dificuldades para penetrar no último reduto contrário.
No entanto, a partir da meia-hora, o FC Porto acelerou e, por duas vezes, esteve muito perto de abrir o activo. Aos 33 minutos, Candeias roubou a bola a Flávio cruzando de imediato para a área onde surgiu Rui Pedro a rematar. Com Daniel Casaleiro já batido, valeu ao Benfica Miguel Vítor que salvou em cima da linha de golo o remate do capitão portista. Cinco minutos depois, após excelente iniciativa individual, Castro picou a bola sobre Casaleiro enviando a bola ao ferro. Era o melhor período do FC Porto que, porém, não foi suficiente para se colocar em vantagem. Ao intervalo, o nulo satisfazia perfeitamente o Benfica que, além do mais, sabia que o Sporting perdia em casa com o Boavista por 1-0.

Tiago Silva entra, marca e é expulso

No reatamento, a toada do jogo manteve-se. O FC Porto reentrou dominador mas voltou a sentir muitas dificuldades para ultrapassar a defesa encarnada. Não foi assim de estranhar que o remate de longe começasse a ser uma das maneiras de chegar à baliza de Casaleiro. Nesse capítulo, Edson foi o mais inconformado. Contudo, o médio portista nunca incomodou seriamente Daniel Casaleiro.
Os encarnados iam levando a água ao seu moinho mas, pressionados pelo adversário, cometiam erros que quase deitavam tudo a perder. Exemplo disso, aos 53 minutos, Flávio Silva perdeu a bola, em zona proibida, para Ukra que, de imediato, rematou à baliza de Casaleiro, obrigando o guarda-redes encarnado a uma grande defesa.
Do outro lado, Hugo Ventura só aos 66 minutos foi chamado a intervir. Na melhor ocasião criada pelo Benfica, Carvalhas surgiu isolado perante o guardião portista que, saindo rápido da baliza, se antecipou ao jogador benfiquista. A bola sobrou para Patafta que, vendo a baliza sem ninguém, tentou a sua sorte. A bola saiu ao lado.
Aos 76 minutos, Candeias atirou cruzado obrigando Casaleiro a aplicar-se novamente. O FC Porto intensificou a pressão tendo, aos 80 minutos, chegado ao golo que sempre procurou. Na sequência de um livre apontado por Ukra, Casaleiro não conseguiu afastar a bola da sua baliza, sobrando esta para Tiago Silva que, isolado ao segundo poste, não perdoou inaugurando o marcador.
Depois de ter visto o amarelo por ter tirado a camisola a festejar o golo, Tiago Silva viu novo amarelo, no minuto seguinte, por uma falta cometida a meio-campo. O Benfica tentou, nos últimos minutos de jogo, tirar partido da superioridade numérica mas não criou nenhuma ocasião digna de registo. A partida terminaria pouco depois com os adeptos portistas a festejarem efusivamente mais uma conquista.
Vitória justa do FC Porto numa partida bem arbitrada por António Resende.


Resultados

FC Porto, 1 - BENFICA, 0
Sporting, 2 - Boavista, 1


Classificação

1 - FC Porto 12P (9-2)
2 - Sporting 8P (5-5)
3 - BENFICA 7P (3-3)
4 - Boavista 1P (3-10)


Próxima jornada (16/06/07)

BENFICA - Boavista 17h, no Caixa Futebol Campus
Sporting - FC Porto

3 comentários:

Anónimo disse...

Campeão acho que justo.
Resultados muito equilibrados.

Pode ser que surja algum crack para a equipe principal.

Abraço.

wednesday disse...

Penso que neste momento se deve olhar para a frente e continuar o bom trabalho. Há sempre por onde melhorar. E estão de parabéns, estiveram bem até ao final.

Player disse...

Amigos

Obrigado pelos comentários. Esta equipa fez um bom campeonato. Seria excelente caso tivéssemos sido campeões mas penso que era muito dificil. Chegámos a começar jogos da fase final com 8 jogadores de 1º ano o que demonstra a juventude da nossa equipa. Lutar pelo título até à penúltima jornada do campeonato foi muito bom. Os jogadores e técnicos estão de parabéns pela prestação. E para o ano.. estamos lá!

Cumprimentos